🎸02 - Camaro Amarelo [1ªEtapa]🎵

Camaro Amarelo - Munhoz e Mariano
   As preferências musicais são, em certos casos, referências para o reconhecimento das pessoas e da expressão do que querem ou não ser. Assim, essas escolhas nem sempre se ligam a critérios musicais, mas ao que a música pode representar para si ou para o grupo sociocultural em que se inserem. Essa tendência pode ser observada em Camaro Amarelocom Munhoz e Mariano, um tipo de música que mistura estilos e traz, para o público urbano, elementos da música de origem rural adaptados para padrões de consumo de diversos segmentos de mercado. 
   Nessa música as relações entre indivíduo, cultura e identidade podem, ainda, ser contextualizadas a partir da análise das escolhas musicais. Essas escolhas estão diretamente ligadas à construção da identidade do indivíduo, relacionadas ao contexto sociocultural e geográfico e, simbolicamente, aos grupos com os quais se quer ou não se identificar.
   Seu gênero musical está associados a mistura de elementos, tipologias sociais e constituem o retrato vivo do modo de ser de indivíduos das periferias urbanas. Esse material pode ser empregado como fonte sonora (instrumentos e vozes), combinando elementos melódicos, rítmicos e harmônicos de forma expressiva e significativa dentro de cada cultura ou grupo socioeconômico e cultural.
Fonte: www.cespe.unb.br/pas

Banda: Munhoz e Mariano.

Gênero: Sertanejo Universitário.

Composição: Bruno Caliman. Embora seja pouco reconhecido e morar em uma cidade com apenas 150 mil habitantes, ele é considerado o maior compositor do estilo sertanejo no Brasil. Compôs grandes sucessos como Domingo de manhã - Marcos e Belluti, Te esperando - Luan Santana, Destino - Lucas Lucco, Gaveta - Fernando e Sorocaba e muitos outros.

Instrumentação: Bateria, teclado, violão, voz, contrabaixo elétrico, congas e bongós.

História: A música relata a história de um rapaz que tinha apenas uma CG e, pela falta de dinheiro, uma certa mulher nem o reparava independente do que ele tentasse. Então, seu pai morre e ele recebe uma grande herança. De imediato ele compra roupas, se arruma e investe em um Camaro Amarelo. Agora, "bonito que nem um patrão", a mulher que antigamente não lhe dava atenção nenhuma "cai" aos seus pés. Infelizmente ele não quer mais saber dela e vai escolher a mulher que quiser, como diz no verso "Só que agora vou escolher, 'tá sobrando mulher".

Análise da forma 
(intro)

Agora eu fiquei doce, doce, doce, doce
Agora eu fiquei do-do-do-do-doce, doce         
Agora eu fiquei doce, doce, doce, doce        
A
Agora eu fiquei do-do-do-do-doce, doce


Agora eu fiquei doce igual caramelo
Tô tirando onda de Camaro amarelo
Agora você diz vem cá que eu te quero      
B
Quando eu passo no Camaro amarelo


Quando eu passava por você na minha CG
Você nem me olhava
Fazia de tudo pra me ver, pra me perceber
Mas nem me olhava
Aí veio a herança do meu véio,                               
C
Resolveu os meus problemas, minha situação
E do dia pra noite fiquei rico
'Tô na grife, 'tô bonito
'Tô andando igual patrão


Agora eu fiquei doce igual caramelo
'Tô tirando onda de Camaro amarelo
Agora você diz: "vem cá que eu te quero"    
B
Quando eu passo no Camaro amarelo


Agora você vem, né e agora você quer, né?
Só que agora vou escolher, 'tá sobrando mulher
Agora você vem, né e agora você quer, né?            
D
Só que agora vou escolher, 'tá sobrando mulher
(ponte)
  

Quando eu passava por você na minha CG

Você nem me olhava
Fazia de tudo pra me ver, pra me perceber
Mas nem me olhava
Aí veio a herança do meu véio,                                  
C
E resolveu os meus problemas, minha situação
E do dia pra noite fiquei rico
'Tô na grife, 'tô bonito
'Tô andando igual patrão


Agora eu fiquei doce igual caramelo
'Tô tirando onda de Camaro amarelo
Agora você diz "vem cá que eu te quero"     
B
Quando eu passo no Camaro amarelo 


E agora você vem, né e agora você quer, né?
Só que agora vou escolher vou, tá sobrando mulher
Agora você vem, e agora você quer                              
D      
Só que agora vou escolher


Agora eu fiquei doce igual caramelo
'Tô tirando onda de Camaro amarelo
E agora você diz "vem cá que eu te quero"     
B
Quando eu passo no Camaro amarelo


E agora eu fiquei doce, doce, doce, doce
E agora eu fiquei do-do-do-do-doce, doce       

E agora eu fiquei doce, doce, doce, doce        A
E agora eu fiquei do-do-do-do-doce, doce


Forma: intro, A, B, C, B, D, ponte, C, B, D, B, A.
Intro = introdução.
Ponte = fragmento de música que liga uma estrofe à outra, uma estrofe à um refrão, outros.
A = Pré-refrão.
B = Refrão.
C = Estrofe 1.
D = Estrofe 2.